Bahia

 

Presidente Estadual
Pastor Ney Santos
Ney Santos nasceu na cidade de Camaçari, interior da Bahia, atua como Pastor Presidente do Ministério Tabernáculo do Deus Vivo, é membro do Conselho de Capelania da CGADB- Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil, também é formado em Psicanalise e Marketing e acadêmico em direito. O mesmo é atuante no Movimento 3° Via- Tucano, tendo serviços sociais prestados em mais de 30 municípios no estado da Bahia, tendo suas maiores bases nos municípios de Camaçari, Valença, Tucano, Ituberá, Igrapiúna, Nilo Peçanha, Conceição do Coité e Feira de Santana. Atualmente, foi nomeado ao cargo de Presidente Estadual do Partido FIDELIDADE- Partido Conservador Cristão, no Estado da Bahia.
Fidelidade 91 - Fé e Confiança não se COMPRAM!
Josenilson Almeida
Presidente Nacional
(75) 99178-8743
  

Vice-Presidente Estadual
Erasmo de Souza
Contato: (75) 99888-9889
 
Fidelidade 91 - Fé e Confiança não se COMPRAM!
Josenilson Almeida
Presidente Nacional
(75) 99178-8743
  
Erasmo de Souza Lima nasceu na cidade de Ribeira do Pombal, interior da Bahia, filho de cearenses, sendo o sexto filho dos 10 filhos do casal. Concluiu o Ensino Médio (Antigo 2° Grau) em 2003, ao chegar em 2005 trabalhou como cinegrafista e editor de vídeo (seu primeiro emprego). Ao chegar em 2011 foi aprovado em dois concursos públicos, sendo o Concurso para Agente de Saúde e o Concurso para Agende de Endemias. Em 2012 se ingressou no Centro Universitário Ages (UNIAGES) no Curso de Psicologia, onde formou-se em 2017. Em fevereiro lançou o Livro Análise Funcional no Paradigma Operante da Série Arrow. Ao chegar em 2019 concluiu sua Pós-graduação, em nível de Especialização, em Psicologia do Trânsito, e em 2020, em meio a Pandemia do COVID-19 publicou seu segundo Livro Análise Psicológica Acerca do Ato de Dirigir.  Ao chegar em dezembro, ainda em 2020, se ingressou no Partido Conservador Cristão, em formação, o FIDELIDADE 91 como Presidente Municipal na sua cidade, onde foi nomeado, pelo Presidente Nacional, Josenilson Almeida, aos cargos de 1° Secretário Nacional e Vice-Presidente Estadual da Bahia.

A Bahia é um estado do nordeste brasileiro com paisagens que variam da costa tropical até a aridez do Sertão. A capital, Salvador, é conhecida por seu centro histórico, o Pelourinho, com uma rica arquitetura colonial do século XVII e assentado sobre a Baía de Todos-os-Santos. O Carnaval da cidade reúne foliões fantasiados que dançam ao som do samba e do axé em uma enorme festa de rua.
Área: 567.295 km²
População: 15,13 milhões (2014)
Capital: Salvador

 

História

Não podemos falar da história da Bahia sem falar da história do Brasil já que foi em Porto Seguro, município ao sul do estado, em 22 de abril de 1500 que os portugueses aportaram, capitaneados por Pedro Álvares Cabral cuja esquadra rumava para a Índia.
A primeira missa viria a ser celebrada quatro dias depois, 26 de abril, pelo frei Henrique Soares Coimbra, na localidade de Coroa Vermelha. No dia seguinte, foi cortada a primeira madeira com que se fez uma cruz para ser celebrada a segunda missa, em 1º de maio. No mesmo dia, Cabral partia para Índia, enquanto o português Gaspar de Lemos seguia para Lisboa para avisar sobre o descobrimento para o rei de Portugal, Dom Manuel I. Na terra, chamada por Cabral de Vera Cruz, permaneceram dois homens para se entender com os nativos.
Em 1501, os portugueses organizaram uma nova expedição, desta vez de reconhecimento à terra descoberta no ano anterior. Essa foi dirigida pelo navegador Américo Vespúcio. A nova esquadra chegaria em 1º de novembro a um grande golfo, a Baía de Todos-os-Santos.
Logo que foi descoberto o país, Bahia começou a ser colonizada, povoada e conquistada principalmente depois da descoberta do pau-brasil no século XVI.
Após o pau-brasil, teve início o ciclo da cana-de-açúcar seguida pelo do ouro e diamante.
A partir de 1530, a coroa portuguesa implementou as capitanias hereditárias. Na Bahia, foram doadas cinco capitanias: da Bahia de Todos os Santos, a Francisco Pereira Coutinho; de Porto Seguro, a Pero de Campos Tourinho; de Ilhéus, a Jorge de Figueiredo Correia; de Itaparica, ao 1º Conde de Castanheira, Dom Antônio de Athaíde; e a do Recôncavo, a Álvaro da Costa.
O Governo-geral seria instalado depois, em 1549, em Salvador.
O território baiano foi povoado primeiramente pelos nativos (indígenas), negros africanos e pelos brancos (europeus que lá chegaram), resultando na miscigenação de raças que caracteriza o estado.
Bahia é um dos estados da região Nordeste, fazendo limite com outros oito estados: Minas Gerais ao sul, sudoeste e sudeste; Espírito Santo ao sul; Goiás a oeste e sudoeste; Tocantins a oeste e noroeste; Piauí ao norte e noroeste; Pernambuco ao norte e Alagoas e Sergipe a nordeste. É banhada pelo Oceano Atlântico e tem a mais extensa costa de todos os estados brasileiros. Ocupa uma área de 564.732,450 km².